Pombos têm ácaros, quem podem provocar reações alérgicas. O contato com as fezes secas contaminadas por fungos pode provocar micoses e problemas respiratórios semelhantes à meningite, como histoplasmose e criptococose ou a clamidiose (bactéria), que causa sintomas variados, de febre à problemas na respiração. A proximidade entre humanos e pombos pode acarretar doenças ao homem, em especial se houver contato com as fezes secas da pomba doméstica (columba livia).
Alimentam-se de grãos, sementes, frutas e resíduos. A prática de alimentar pombos e deixar lixo à mostra colabora para a proliferação desse animal. Os pombos são considerados pragas urbanas por inúmeros motivos. Dentre eles, por causarem danos a monumentos históricos e patrimônios (a acidez de suas fezes danifica determinados materiais), entupimento de calhas, contaminação de alimentos. Já foram responsáveis, inclusive, por acidentes aéreos.
O pombo é considerado uma praga urbana, e manter controle sobre seu crescimento e proliferação é vital para garantir a saúde das pessoas.
Siga-nos na redes sociais
Entre em contato conosco